segunda-feira, outubro 30, 2006

A Hora da Estrela - baseada no livro de Clarice Lispector


Enfim a estrela venceu...
Um brilho intenso no horizonte mostrou a toda população que a estrela finalmente estava salva pela disputa incansável com os terríveis e agressivos tucanos. Agora peguem suas sandálias, rode sua saia e ande na chuva, agradecendo a todos os santos a água abençoada, ao “novo tempo” tempo que está por vir. Mas Macabéia ainda continua em seu quartinho ouvindo a rádio relógio. “Mas será que ela não sabia de nada?”.
O que vale mais: um bom emprego ou um prato de comida? Me envergonho de pensar que um dia, Deus sabe o que faz, ficarei esperando em minha humilde casa o bom prato de comida que a amiga estrela irá trazer. Comodismo, luxo? Acho que não...
O que me interessa é um bom emprego, que eu possa, além de conseguir uma boa alimentação para minha família, dar melhores condições de vida. Como um estudo, uma roupa, uma honestidade. Estão induzindo o povo a fazerem n filhos com a seguinte promessa: “faça um filho, ganhe comida”. (Não que fazer filho seja proibido, até porque tudo que é “proibido” é mais gostoso, com moderação, claro;). Mas se você for observar ao redor, quanto mais pobreza, mais a quantidade de filhos. Para se fazer filhos você precisa ter condições. “E quais as condições?” Pergunta Macabéia para o rádio. Resposta: emprego. E qual a moral? Que o povo gosta daquilo que é obtido fácil? (lembre-se que tudo que vem fácil volta fácil). Qual é a moral?
Macabéia responde: “não sei. Eu não sei de nada”. E sai pela porta afora com as sandálias nas mãos, saia rodada ao vento e agradecendo a todos os santos a todos os santos a água abençoada, ao novo tempo que está chegando. A hora da estrela já chegou.

7 comentários:

Anônimo disse...

oiii! Jóia?
li esse livro , esse ano...
ele é até bom... dá para refletir.


Ja´vou indo... t+

Anônimo disse...

Clarice Lispector é uma boa.. ;D

Pois é, a estrela venceu.
e agora....?


Que bom que voltou logo, tava com saudades! x]
o/

Anônimo disse...

Parabens, outro texto muito bom
Me faz ficar com inveja =]
Pois é, a estrela ganhou. E ai?
Nao vai mudar muita coisa =(

Tiago Trindade disse...

Que bacana que você gostou do meu post, eu acho Mars Volta Genial! eheh Se eu tivesse a chance de ter ido ao Tim Festival em que eles tocaram, não teria perdido por nada nesse mundo.E ainda teve de bandeja Primal Scream, Brian Wilson, Pj Harvey... :P

Unknown disse...

Olá!
vc escreveu maravilhosamente bem. A sua linguagem é boa...li o livro da Clarice e achei criativo a sua comparação...mas fica uma pergunta:E se vc (sei lá pq, talvez por falta de sorte) não tivesse tido oportunidades de estudar e de ter um bom trabalho, e por acidenete,acaba fazendo um filhotinho...no final de tudo,estivessem passando necessidade e vendo seus filhos com fome...não acham que essas medidas emergencias viriam a calhar na vida de sua família??
se coloque no lugar de pessoas que vivem isso...com certeza,vc não vive...
abraços

Anônimo disse...

Aa, na minha escola teve um teatro dessa historia, mans, eu nao vi, ai minha professora contou la, eh mto linda esse historia mesmo.. Relamente é "chocante" ehuaheu..
=DD

Beijocas

Descharth disse...

Não li o livro,mas com certeza vou procurar numa livraria,voce esta cada vez melhor queria era poder te ler diariamente...