domingo, dezembro 02, 2007

posso ser paranóica...

"Por favor, pare com esse barulho que eu tento descançar...”.
Os barulhos que ouvimos todo o tempo são vozes dizendo "compre, bebam, cansam", as chamadas "vozes de galinhas". Ao entrar numa loja, uma bolsa caríssima obviamente de marca inicia uma possessão doentia. O coração palpita mais forte, os olhos brilham e sua mão estica como se quisesse alcança-la. Na etiqueta está o anuncio da bolsa: use porque será o único. O único é uma ambição inexistente. Caixa, quantia, expressão de desânimo transformada instantaneamente em satisfação, dinheiro, suspiro e rua. Milhões na rua. E todos são únicos.
O que é isso?
A vida consumista continua até que uma figura divina desce a terra. "Por que não se lembra do meu nome?". Claro, porque a nova figura divina é um papel com valores impressos e se chama dinheiro. Diante da resposta e da troca, que desça o castigo sobre a Terra e comece um novo fenômeno que parece, de longe, o novo dilúvio.
A marca, a poeira, a gritaria, o pânico... mas eu tenho certeza que Ele ama vocês.

Esse post marca o início da minha fascinação pelas letras do Radiohead.

7 comentários:

Johnny M. disse...

Belo texto. Realmente o mundo está mais materialista do que nunca. Como diz o Tyler Durden (Brad Pitt/Edward Norton), em O Clube da Luta: "As coisas que você possuem acabam te possuindo". É uma corrida doida para trocar de celular a cada seis meses, de carro todo ano, comprar tênis que custam mais do que o salário mínimo. Para essas pessoas "você é aquilo que possui". Isso é triste. Sábio era Diógenes, o Cínico, que vivia dentro de um barril e nada possuia.

Rafaele disse...

Concordo plenamente, eu tento me libertar desse vício, dessa obcessão, comprava para ser igual, para me encaixar, mas descobri, eu realmente não me encaixo nisso tudo

bjo

Brasília disse...

o nome disso e alienaçao.
o materialismo e o mal do seculo.
o q importa e ter, nao e?
rsrs

http://plyniolp.blogspot.com/

Patrícia disse...

ai ai.. tomara (me referindo ao que vc comentou no meu post)

ótimo post o seu =P
com ctz o mundo está mais consumista do que nunca.. e eu admito que tbm sou um deles..
e com ctz a alienação é a líder disso tudo.

beijão.

www.doyouknowhatimean.blogspot.com

Minga disse...

Sabe, eu acho que o capitalismo é um sistema bem feito, mas mal usado.
ah, sei lá explicar, isso gera muita discução. Talvez nem seja sua intenção ao postar a letra. não sei.

mas de todo modo, valeu a leitura.
(essa parte de milhões na rua gera disconforto)

beijO!

Camila Diniz disse...

Incrivel. A mais pura verdade sobre os dias de hoje, sobre tudo o que acontece no mundo.

Unknown disse...

o consumismo está dentro de todos, parece um vírus...
bjo